O que é ter sucesso?
Antes de iniciar nossa caminhada à jornada do advogado de sucesso. Que tal definirmos a palavra “sucesso”.
Inicialmente, faz-se necessário dizer que não pretendo passar uma definição estática e definitiva para a palavra sucesso. Isso seria muita presunção. Mas tão somente inserir conceitos e dicas para contribuir nas reflexões individuais do que é ter sucesso para cada ser individualmente. Mas como assim?
Vamos pegar como exemplo os Jogos Olímpicos.
Cada atleta, dentro dos limites de sua preparação e condição física, possui um sonho um objetivo. Um determinado atleta sonha em passar nas seletivas e apenas participar do evento, outro almeja subir ao podium e receber uma medalha qualquer e para alguns poucos somente o ouro é a meta a ser atingida.
Veja que para cada atleta a expectativa de sucesso é diferente. Todas são importantes e valiosas dentro das possibilidades e sonhos individuais. Entendimento diferente seria um desmotivador para qualquer atleta que desejasse participar da prova de atletismo dos 100 e 200 metros, sabendo da participação de Usain Bolt multicampeão mundial e olímpico. Assim como no esporte, na vida ou atividade profissional é importante ter uma referência de sucesso para se espelhar, seguir, aprender e direcionar seu radar para evoluir constantemente.
Leia também: Uaaaauuuuu. Sou Advogado e agora?
O significado de sucesso.
Com essa introdução, vamos partir agora para a análise da origem etimológica da palavra sucesso. De onde ela vem? Originariamente do latim “Successus”, a palavra representa:
- Ação de passar de um lugar para outro.
- Continuação, sucessão não interrompida no tempo.
- Acontecimento feliz.
Portanto o advogado de sucesso vai além do seu grupo habitual de pertinência. É aquele que na condição que tem consegue fazer o melhor, não fazer o melhor que todos, mas o seu melhor, não se contentando em fazer apenas o possível.
Pessoas medíocres fazem o possível, atuam na média, no razoável.
As pessoas de sucesso utilizam toda a condição que dispõem para fazer o melhor, até que disponham de condições melhores para fazer melhor ainda.
Essa distinção do profissional mediano para o de sucesso é fundamental.
A importância da comparação salutar.
É importante, porque é natural e salutar que comparemos nossa atividade com quem faz melhor ou tem melhores resultados, como dito anteriormente, alguém para se espelhar.
Porém é natural e salutar, desde que não sirva de muleta ou desculpa. É inadmissível comparações do tipo, “mas se eu tivesse um escritório maior, uma secretária, um assistente, um sócio, um computador melhor, pai advogado, etc.” nada pode servir como desculpa para a mediocridade.
Leia também: 7 Dicas para o advogado iniciante ter sorte.
Quando, e se, esse pensamento surgir é o momento de dar uma rápida olhada para trás e ver o quanto você progrediu, e quantos ficaram pelo caminho. Alguns não terminaram a faculdade, outros não passaram no Exame da Ordem, mas você está aqui, para esses objetivos já alcançou o sucesso, agora é hora de renovar os sonhos e conquistá-los.
Esse tema será importante, por exemplo, no momento de você definir a área de atuação. Você escolherá uma área da advocacia para dar o seu melhor e ter sucesso, ou fazer “o suficiente” e ser um advogado medíocre (no sentido de mediano – comum)?
Pense nisso.
Continue acompanhando minhas publicações e juntos cresceremos profissionalmente.
Deixe sua opinião ou mensagem, faça seu comentário e de dicas para futuras postagens.
Gostou! Compartilhe com seus colegas e faça seu cadastro no site “Sou Advogado. E Agora” e aproveite nosso conteúdo.
Bons negócios e suce$$o sempre.