Escolha uma Página

Iniciando a sua carreira profissional.

Meus parabéns colega, você está iniciando sua carreira profissional, e como advogado iniciante certamente em algum momento se perguntou. Sou Advogado. E Agora?

Cumpridas as formalidades perante a Ordem e superada a angústia da espera, você finalmente está com a sua carteira funcional da Ordem dos Advogados do Brasil, isso mesmo, é expressivo, não é uma mera “carteirinha” como se expressam alguns, e agora vai para o mercado atrás de seus sonhos e realizações.

Orgulhoso você comunica seus familiares e amigos, que são seus potenciais primeiros clientes, e quando menos se espera o telefone toca. Bate aquele frio na barriga. Quem será? Um cliente? Meu primeiro caso? Você atende é aquele tio enrolado que só aparece quando precisa de alguma ajuda ou favor.

Depois de 10 minutos de bajulação ele conta seu caso e pede uma “dica do que fazer”. Nesse momento surgem as primeiríssimas dúvidas de infindáveis que irão surgir.O que a lei e a jurisprudência dizem sobre o assunto? Sou um advogado iniciante, será que:

Tenho conhecimento suficiente nessa área?

Saberei onde pesquisar sobre esse tema?

Devo cobrar consulta ou honorários advocatícios do meu tio? Afinal, não importa que sou um advogado iniciante, agora sou um profissional e preciso ganhar dinheiro. Sobre esse assunto sugiro a leitura do artigo 6 Formas de advogado ganhar dinheiro.

Muitas dúvidas irão surgir

Essas e inúmeras outras dúvidas que são inerentes ao inicio de carreira eu tive.

Lembro que minha primeira ação foi uma trabalhista que demorei 15 dias para concluir, lendo, relendo e alterando em busca da peça inicial perfeita.

Onde e como distribuir ações, fazer vistas de processos físicos e eletrônicos, rotinas e entendimento das nomenclaturas cartorárias, como todo início, tudo parece muito difícil, mas acredite só parece. E sabe por quê?

Porque não aprendemos essas rotinas na faculdade e raríssimos profissionais de cartório ou colegas estão dispostos a colaborar para o seu aprendizado.

Pensando nessas dificuldades inerentes ao início de carreira do advogado, resolvi criar este espaço de compartilhamento de conhecimentos para facilitar a rotina e de certo modo ampliar a sorte desse profissional solitário. Falando em sorte, acredito que ela existe e explico neste artigo 7 Dicas para o advogado iniciante ter sorte.

Neste espaço falarei sobre gestão, atendimento, rotinas, cobrança, networking, ética, postura, captação de clientes, marketing, áreas de atuação entres outros muitos assuntos de interesse do advogado iniciante.

Nada melhor do que começar com o título “Sou Advogado. E Agora?” para dar o start deste trabalho de transferência de conhecimentos e experiências onde não faltará relato de casos curiosos e de sucesso para exemplificar a rotina profissional de um advogado.

Continue acompanhando minhas publicações e juntos cresceremos profissionalmente.

Deixe sua opinião ou mensagem, faça seu comentário e de dicas para futuras postagens.

Gostou! Compartilhe com seus colegas e faça seu cadastro em nossa página.

Bons negócios e suce$$o sempre.