O que é ter uma Mentalidade Empreendedora.
Aqui estou novamente e desta vez para falar sobre o assunto que sempre me fascinou, e que você também deve se perguntar, como ter uma Mentalidade Empreendedora.
É aquela capacidade que possuímos de imaginar, almejar e alcançar nossos objetivos.
É impressionante o potencial mental que possuímos. Se você não conhece, quando descobrir vai entender o que estou dizendo.
Não pretendo ser o dono da verdade neste assunto, mesmo porque sou um mero e entusiasmado estudante. Mas apenas compartilhar em poucas palavras o que compreendo sobre o tema para aguçar sua curiosidade.
Quem sabe farei uma entrevista com alguma autoridade sobre “Como ter uma Mentalidade Empreendedora”. Boa ideia.
Leia também: Advogado faz Marketing?
Por onde começar.
Bem, vou começar com uma frase popular.
“Cuidado com o que deseja, porque você pode conseguir!”
O tema é uma mistura sutil de filosofia com PNL e energia cósmica.
Se você não entender, não precisa acreditar agora, apenas leia e reflita. Ok.
Nossa mente possui uma capacidade inimaginável de atrair acontecimentos e de ao mesmo tempo sabotá-los. Isso mesmo.
Será que o mundo é o que é atualmente devido ao pensamento coletivo? Fica para reflexão.
Seguindo. A sua mente está recheada com crenças e valores absorvidos desde a infância e que diariamente é abastecida com informações que juntas definem sua maneira de pensar e agir diante do mundo.
É como se a cada acontecimento na sua vida um programa fosse baixado em sua memória. A somatória de todos esses programas interligados determina as ações que sua mente deve tomar quando requisitada. Faz sentido para você?
Na infância ouvimos quantos: não faça isso, não faça aquilo, isso é perigoso, você vai se machucar e por fim eu te avisei.
Ao longo da vida a mente vai criando e acumulando objeções que visam a “sobrevivência e o bem-estar” da pessoa. Do tipo:
- Você não precisa se arriscar.
- Para que você vai fazer isso? E se não der certo?
- Você está muito melhor assim, sem correr riscos.
A mente quer poupar o individuo do sofrimento. É compreensivo. Mas é puramente instintivo. É um sentimento meramente animal.
Com esse sentimento natural você poderá se acomodar e adotar como sendo um meio de vida, sua zona de conforto como alguns gostam de dizer, ou escolher desafiar suas crenças limitantes e almejar voos muito mais altos, mesmo sabendo do risco de quedas.
Nesse momento é que entra o sentimento mais maravilhoso que o ser humano possui. O livre arbítrio. A capacidade de escolher e desafiar seus medos.
São essas escolhas que definem como ter uma Mentalidade Empreendedora.
Leia também: Quanto vale seu conhecimento?
Como desenvolver sua mente.
Essa mudança de mentalidade é fundamental para um empreendedor.
É como se a programação de sua mente fosse refeita, aproveitado o que é interessante e eliminando o que é imprestável.
Agora como é possível fazer essa “limpeza”?
Inicialmente mudando alguns hábitos. Selecione com muito critério, baseado no seu Planejamento profissional e pessoal o que interessa saber, conhecer, ler, seguir, assistir, conversar, estudar, ou seja, se levar a coisa muito a sério, você chegará a selecionar até as pessoas que deseja se relacionar.
Isso envolve um conceito da psicologia denominado Inteligência Emocional, onde você reconhece e avalia os seus sentimentos juntamente com o das outras pessoas, assim como a capacidade de lidar com eles.
Lógico que a mudança de mentalidade requer investimento em leituras, estudos, aprendizados e principalmente em mudança de condutas. Infelizmente ainda não criaram que eu saiba pelo menos, um programa neural para substituir e pronto. Mas, no ritmo que as coisas andam quem sabe logo teremos.
Com essa mudança sugerida você começará a moldar sua mente de maneira que vai sentir-se altamente preparado para tomar decisões até complexas, sem ser sabotado por qualquer crença limitante que antes lhe afligia.
Como disse no início, sou um estudioso do assunto, portanto o objetivo do artigo é despertar sua curiosidade no tema para que possa aos poucos formatar sua mentalidade.
Prometo que trarei uma autoridade no assunto para dissecar o tema.
Pare e reflita como ter uma Mentalidade Empreendedora.
Mas uma coisa é certa, comece desde já selecionando seus pensamentos.
Isso já fará uma grande diferença.
O que achou deste artigo de como ter uma Mentalidade Empreendedora?
Interessante?
Deixe sua opinião ou mensagem, faça seu comentário e de dicas para futuras postagens.
Gostou! Compartilhe com seus colegas e faça seu cadastro no site “Sou Advogado e Agora?”.
Bons negócios e suce$$o sempre.