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Olá colega, você sabe me dizer como o advogado faz marketing?

É possível o advogado fazer marketing?

O profissional de direito invariavelmente está muito envolvido com a atividade jurídica e dedica pouca atenção na gestão de outras áreas do negócio, e uma delas é o marketing.

Você sabia que: Não existe um negócio bem sucedido sem marketing.

Você acredita nesta afirmação?

Ele pode ser realizado desde o tradicional “boca a boca” até um plano de investimento em mídia, mas nenhuma atividade tem sucesso sem o marketing.

E isso vale para advogados?

Goste ou não você da resposta. SIM o advogado faz marketing.

O principal objetivo do marketing alinhado com o planejamento estratégico é gerar novos negócios e proporcionar o crescimento do escritório.

Alguns profissionais menos informados neste assunto pensam que o marketing jurídico é proibido pelo Código de Ética, mas muito pelo contrário. Com a edição do atual regimento disciplinar da advocacia publicado no final de 2016 seu regramento ficou melhor delimitado.

Leia também: 5 Maneiras de iniciar sua carreira de advogado.

Então vamos lá:

1. Fazendo Marketing Jurídico

Como qualquer estratégia, o de marketing jurídico deve ser bem definido no momento de divulgar os serviços do escritório. As ações devem convergir para atrair a atenção do seu público alvo e passar credibilidade nas áreas de atuação.

Esse é o ponto essencial.

Com as novas mídias digitais o advogado dispõe de diversas maneiras de divulgar seu escritório e área de atuação, e o melhor, investindo muito menos capital e tendo a possibilidade de aferir nos detalhes o retorno de cada uma delas.

Falarei mais sobre este assunto em outro artigo.

2. Criando Autoridade

O importante para qualquer profissional é ser lembrado quando o cliente necessita de seu serviço. Quer fazer um teste?

Imagine três atividades distintas que eventualmente necessite de um profissional especializado, agora pense no primeiro que lhe vem à cabeça de cada uma delas. Pensou?!

Pois bem, sabe o que cada um desses profissionais que você pensou tem em comum? Autoridade em suas atividades.

Isso quer dizer que você atribui à pessoa lembrada a especialização na área que ela atua. Isso se chama autoridade.

É exatamente o sentimento que seu público-alvo deve ter de você.

Imagina se todas as vezes que seu cliente se deparar com um problema específico ele se lembrar de você. Isso significa que para esse cliente você é referência nessa área.

A isso se dá o nome de Autoridade na área.

Seu público deve lembrar de você como um profissional especializado para solucionar o problema dele. Se esse sentimento se solidificar no seu público esse é o melhor dos mundos e significa que o advogado faz marketing com eficiência.

3. Os objetivos devem ser alinhados com o Marketing

É importante que seu escritório tenha um plano de negócios. Se ainda não tem, sem problemas, mas pense nisso o mais rápido possível. É fundamental que o marketing esteja alinhado com os objetivos do escritório que devem ser bem detalhados no plano de negócio.

O advogado faz marketing com objetivo de ampliar o escritório.

No plano de negócio deve incluir os objetivos do escritório, onde se pretende chegar, faturamento, quantidade de clientes, esses aspectos são importantes para aferir periodicamente os resultados e traçar novas metas e objetivos.

4. Defina uma região de atuação

Para que o resultado de marketing tenha um bom retorno é necessário, ou eu diria fundamental, definir a região de atuação do escritório. Esse é o primeiro passo. É importante delimitar a área de atuação para definir de qual região são os clientes que você deseja atender.

Entenda que isso é para fins de publicidade, não quer dizer que você não possa atender um cliente específico de uma determinada região fora da delimitada.

É como se você resolvesse fazer um anúncio em uma revista de abrangência nacional gastando 10 vezes mais do que se fizesse no jornal do bairro. Você terá demanda de outros Estados? Pense nisso.

Além do que, assim fica mais fácil saber como atrair seu cliente, qual o comportamento dele, o que necessita, etc.

O advogado faz marketing direcionado na necessidade do cliente.

5. Definir o ramo de atuação

Ponto fundamental, que para ser sincero com você, apesar de entender, levei tempo a aplicar no começa da carreira, por uma questão básica, tudo que chega você quer abraçar.

Não é mesmo?

Eu não era diferente.

Mas isso dificulta a criação da autoridade, aquela que citei anteriormente. Lembra?

Pois bem, nenhum cliente vai dar credibilidade para um profissional que faz tudo.

Talvez, no máximo, sua mãe… rs. Não é verdade?

No começo assumimos casos de diferentes áreas e atuamos de maneira mais genérica para capitalização do negócio. Entenda, não há nada de errado nisso, mas é importante que você defina um ou dois ramos de atuação para que a comunicação de marketing seja mais assertiva, direcionada e segmentada.

Esse é o ponto.

6. Definir quem é o cliente

Depois de definidos os objetivos, a região e área de atuação, chegamos no mais importante que é definir o perfil do cliente (pessoa ou empresa) que o escritório deseja atender.

Importante definir dentro das especificações, o comportamento, renda, área de atividade, interesses e fundamentalmente sua necessidade, ou seja, o problema para qual você tem a solução.

O advogado faz marketing já conhecendo o perfil do cliente.

Você imagina o poder deste direcionamento de mensagem.

Leia também: 6 Maneiras do Advogado Ganhar Dinheiro. 

7. Estruturar o material de Marketing

Com a definição do posicionamento do escritório no mercado, é necessário estruturar minimamente o marketing antes de iniciar as ações. Isso significa investir um uma marca, com um logotipo que transmita seriedade e profissionalismo e materiais impressos de qualidade, como cartão de visitas e se necessário um folder para deixar em reuniões.

8. Seu escritório na internet

O escritório necessita ter uma exposição na internet, hoje isso é indispensável.

Mas, mais do que simplesmente ter uma página na internet, a premissa para o marketing jurídico deve ser a capacidade de transmitir a mensagem que o escritório deseja passar, deixando claro seu posicionamento, região e área de atuação e principalmente relacionamento, o que isso quer dizer, a página deve ser dinâmica com publicações frequentes de interesse de seu cliente.

O escritório necessita traçar os objetivos, definir a área de atuação e identificar seu cliente e respectivamente sua necessidade.

Realizada está etapa, alimente seu cliente com informações pertinentes à solução que ele necessita, isso contribui para criar a credibilidade necessária para você ser contratado.

O advogado faz marketing de relacionamento com o cliente.

9. Marketing Pessoal

A advocacia demanda relacionamento entre pessoas. Certo?

Para tanto, é crucial que a aparência dos profissionais deve ser condizente com a atividade desenvolvida. É necessário que o advogado esteja sempre de terno e gravata? Imagino que não, contudo, a vestimenta adequada, a organização do escritório, a mobília e principalmente o vocabulário acabam dizendo muito sobre o profissional.

Vou exemplificar com um caso real.

Uma ocasião recebi no escritório uma jovem que dizia ter consultado um outro advogado para avaliar sua causa, mas quando esteve no escritório dele reparou que ele tinha vários cinzeiros de Motéis espalhados pela sua mesa. Então ela me disse:

“Doutor, você acha que posso confiar em uma pessoa que rouba (sic) cinzeiro de Motel.”

Entenda a situação.

Particularmente acho de muito mal gosto, mas, ela não sabe se os cinzeiros foram “roubados”, dados de presente ou comprados, se o advogado frequenta os referidos Motéis ou não, mas bastou isso para ela criar uma impressão desqualificadora do profissional, seja por pudor ou conduta.

Bom pra mim… rs

Bem colega é isso.

Desculpe por este artigo ter ficado longo, e mesmo assim não esgotou o assunto, ainda tem muita coisa para ser abordada.

Estou montando uma aula on-line onde falarei com mais detalhes sobre o marketing digital para advogados.

O advogado faz marketing sim, e com qualidade.

Fique ligado que irei lhe avisar.

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Bons negócios e suce$$o sempre.