Escolha uma Página

Sublime atividade deve assegurar uma vida digna.

Olá colega, estou de volta e neste artigo falarei um pouco sobre as maneiras de advogado ganhar dinheiro.

São maneiras de exercer eticamente a profissão e ser remunerado por isso.

Porque dar ênfase na ética!? Explico.

Algumas profissões caminham muito próximas de um cenário propício a propostas indecorosas, antiéticas e ilegais. E a advocacia, como sabemos, é uma delas.

Por isso a necessidade do profissional estabelecer para sua carreira de sucesso, através de critérios rígidos e bem definidos, os valores e princípios que norteiam sua moral.

E com esses princípios delimitar com muita clareza a atuação na área que escolher advogar e manter-se leal na sua conduta.

Leia também: O advogado gerando riqueza

Neste sentido listei 6 maneiras do advogado ganhar dinheiro, algumas delas mesmo sem advogar.

Como o advogado pode ganhar dinheiro?

 

Honorários Advocatícios:

O principal deles logicamente é a cobrança de honorários advocatícios que confere ao mandatário, através de uma procuração, poderes de representação para agir em defesa dos interesses do mandante.

É a maneira tradicional de atuar na advocacia, o cliente lhe contrata para um serviço específico, lhe confere a procuração para defender seus interesses em processo judicial e por esse trabalho lhe paga os honorários contratados.

Participação em Assembleia:

O advogado pode acompanhar o cliente em reunião de Conselho de Administração de Companhias para assessorá-lo nas decisões de interesse dos acionistas. Lembrando que, o que ali se discute e decide é confidencial, pois se divulgadas podem expor as estratégias da Companhia, favorecendo concorrentes. Portanto o advogado que assessora seu cliente nessas reuniões está sujeito às mesmas regras de sigilo a que está sujeito o seu cliente.

Consultas:

Chega de dilema. Sim o advogado pode e deve cobrar consulta. O seu conhecimento adquirido com muito estudo na prática resultará em hora/trabalho, portanto deve ser remunerado. Esqueça aquela “olhadinha no processo, conversa rápida ou a dúvida do primo do meu vizinho”. A consulta sem cobrança pode ser exceção quando houver interesse no cliente, mas mesmo assim, não é recomendado. O profissional que não se valoriza, jamais será valorizado. Não confundir gerar riqueza, bem definido na postagem anteriormente sugerida, com trabalhar de graça.

Parecer Jurídico:

Muitas vezes o cliente pode requerer uma manifestação acerca de um problema fático, solicitando ao advogado que manifeste seu pensamento, opinião ou resposta acerca de uma pergunta ou tema formulado ao jurisconsulto. O parecer poderá ter uma forma solene ou mesmo simples, através de uma consulta via e-mail, por exemplo.

Elaboração e Revisão de Contratos:

Neste caso o advogado especializado presta serviço aos seus clientes na redação, elaboração, negociação, revisão ou revogação de contratos, podendo ser de natureza mercantil ou civil.

Advocacia Extrajudicial:

O advogado ainda tem no seu universo de alternativas a atuação por via administrativa, através de tabelião, a possibilidade de realizar inventário, partilha, separação e divórcio consensual e recentemente o usucapião que foi incorporado pelo Novo CPC.

Mais à frente, em outra postagem, veremos alguns critérios utilizados para precificar esses serviços. Aguarde. Leia também: Advogado de banca ou empresa?

Como podemos ver, campo de atuação não é problema para o advogado.

Ajuda bastante o advogado ser criativo e ficar atento às necessidades do cliente ou do mercado.

Recentemente li uma matéria sobre um escritório de advocacia que criou um “curso” de “Como reagir a operações da Polícia Federal”.

Do que se trata?

O escritório é contratado por grandes empresas para simular uma operação da Polícia Federal nas sedes das instituições realizando apreensão de computadores, celulares, arquivos físicos e documentos pessoais de funcionários que são levados para análise, exatamente como fazem os agentes da Polícia Federal em suas operações.

Depois de analisado todo o material, a empresa recebe um relatório com os problemas encontrados e as sugestões para solucioná-los.

Dá para acreditar!?

O advogado que tem a expertise na área corporativa encontrou, no momento propício, a oportunidade de inovar e ganhar dinheiro. Provavelmente esse momento passará, mas até lá.

Quanto você imagina que uma dessas construtoras envolvidas em escândalos de corrupção se proporia a pagar por uma consultoria desse tipo.

Faz ideia?

Nem eu. Mas certamente não seria barato.

O que achou desta postagem? Foi interessante?

Deixe sua opinião ou mensagem, faça seu comentário e de dicas para futuras postagens.

Sua opinião é a maneira mais eficiente para eu saber se o conteúdo está sendo útil para você. OK!

E não esqueça.

Gostou! Compartilhe com seus colegas e faça seu cadastro em nossa página.

Bons negócios e suce$$o sempre.