O que vem a ser gerar riqueza?
Nesta postagem falarei sobre como trabalhar e continuar gerando riqueza. Mas, seria ganhar dinheiro? Também. Mas dando um entendimento abrangente para a expressão, ganhar dinheiro é muito mais fácil como consequência do que como objetivo.
Como assim? Parece clichê! Pois bem, esse me parece ser um conceito importante para ser entendido. Vamos lá.
Na década de 1980, o modelo de consumo de produtos, serviços e informação era completamente diferente do atual. Vamos imaginar que um profissional qualquer, com raras exceções, saia da faculdade com conteúdo suficiente para trabalhar por 20, 30 anos ou quiçá até se aposentar, em alguns casos, sem precisar se reciclar.
Você consegue pensar em algum profissional que se enquadra nessa situação atualmente. Eu não. Quem pensar nessa possibilidade estará fadado a ter uma vida profissional muito curta ou com dificuldades.
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A mudança inevitável.
Assim como os profissionais, o mercado, os clientes, os produtos e principalmente a maneira de consumo de produtos e serviços também passaram, e estão passando, por continua mudanças. Para o profissional do direito, especificamente para o advogado, não é diferente, o cliente está cada vez mais informado, afinal ele pode “dar um Google” e pesquisar sobre qualquer assunto de interesse. Então como fazer?
Indiscutivelmente a internet foi a grande ferramenta revolucionária do mercado, que propiciou essa possibilidade de acesso a informações, produto e serviços.
Então como deve ser o posicionamento do advogado nesse novo mercado? Nos anos iniciais de vida da internet no Brasil, notamos que os maiores cases de sucesso da internet fornecem conteúdo, geram riqueza para seus clientes sem vender absolutamente nada. Mas como? Um dia também me fiz essa pergunta.
Como exemplo o Google. Fornece gratuitamente pesquisa para qualquer assunto. Isso é uma meia verdade. Muitos anúncios são pagos, existe um sistema de indexador de palavras chaves relevantes e de pesquisa, em fim, não é esse o assunto agora. Afinal, como o Google ganha dinheiro? Devido à prestação de serviço de buscas gratuito, centenas de milhares de pessoas utilizam a ferramenta para pesquisa diariamente, e isso é uma vitrine maravilhosa para qualquer empresa ou pessoa que queira ser encontrada e vender seu produto ou serviço.
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Portanto, nos dias atuais, onde cada vez mais o consumidor está interagindo com as ferramentas digitais, é imprescindível aparecer na pesquisa do Google para ser visto, conhecido ou vender. Mas como advogado, que não pode fazer publicidade pode fazer isso? Nesse momento entra o título de nossa postagem. Como gerar riqueza.
Disseminando conhecimento.
Qual é o produto do advogado, o que ele tem para oferecer? Conhecimento. Isso mesmo, o único produto que o advogado tem para oferecer é conhecimento de determinada área ou assunto. Sabe quanto isso vale? Depende, se for um conhecimento represado na mente do advogado de maneira restrita e até egoísta, valerá o quanto puder atender de cliente e receber de honorários por isso, mas garanto que esse gerará apenas dinheiro e não riqueza. Agora o advogado que compartilhar seu conhecimento de uma maneira que o cliente possa, antes de qualquer consulta, ter esclarecimentos prévios sobre um determinado assunto, estará divulgando seu trabalho, fixando seu nome na mente do propenso cliente e disseminando o conhecimento, assim gerando riqueza.
Com esse posicionamento, podemos dizer contemporâneo de fornecer informação relevante sem qualquer contrapartida, como uma doação de conhecimento mesmo, com essa conduta o advogado estará gerando riqueza e consequentemente dinheiro. De toda a narrativa extraímos uma certeza, todo advogado que gerar riqueza irá ganhar dinheiro, mas nem todo advogado que ganhar dinheiro estará gerando riqueza. Você quer ser lembrado pelo que você ganha, ou pelos resultados e impactos que gera?
Pense nisso.
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Bons negócios e suce$$o sempre.