Você está com essa dúvida? Banca ou empresa?
Neste artigo farei uma abordagem para quem pretende ser advogado de banca ou empresa. Você já definiu onde pretende começar? Na postagem anterior sugeri algumas possibilidades para o advogado iniciar sua carreira de maneira autônoma. Foram cinco dicas de como iniciar o seu próprio escritório, se ainda não leu sugiro a leitura. 5 Maneiras de iniciar sua carreira de advogado.
Onde você pretende começar?
Este artigo é para quem pretende iniciar sua carreira em um escritório de advocacia com grande volume e variedade de processos ou no departamento jurídico de uma empresa. Ambos requerem um bom preparo e apresentação sucinta e convincente de seu currículo, mais à frente falaremos sobre a confecção de um bom currículo.
Aqui lhe apresento duas possibilidades.
Advogando em um grande escritório:
Que tal começar em um grande escritório com salário fixo e quem sabe receber participações. Parece ótimo? Muitos profissionais possuem esse perfil, com olhar apenas na produção jurídica e não quer se preocupar com gestão de contas, em negociar honorários com o cliente ou administrar funcionários. As vantagens neste caso são várias: aquisição de uma bagagem de rotinas de escritório, cartório, fóruns e audiências rapidamente.
Terá acesso aos melhores profissionais do mercado na área de atuação, suas peças, artigos, conversas, experiências, em fim agregará muito conhecimento rapidamente, dependendo apenas de sua capacitação. Como nem tudo são flores. O lado menos glamoroso será a cobrança por produção, cumprimento de metas e prazos. Você estará subordinado à agenda do escritório e recebendo os proventos que lhe atribuírem. Poderá ser apenas um salário fixo ou acrescido de comissões ou participações em resultados, etc. Mas quem sempre decidirá quanto você irá receber é seu empregador.
Ou que tal, trabalhar em um.
Departamento Jurídico de uma empresa:
Esta possibilidade é muito semelhante a de trabalhar em um escritório de advocacia, ou seja, cumprimento de horários, rotinas, quem define sua agenda e rendimentos é o empregador, tem a possibilidade de adquirir um bom conhecimento de rotinas de processos, peticionamento eletrônico, gestão de pessoas e administrativo de despesas com um diferencial, o escritório, normalmente, é capacitado para atender a diversas áreas, o que é bom, você terá a oportunidade de se familiarizar com assuntos que nunca teve contato, já a empresa é um pouco mais especifica na área de atuação. Por exemplo, se você for trabalhar no departamento de ressarcimento de uma seguradora, uma certeza eu tenho, em pouco tempo você será um especialista no assunto. 7 Dicas para o advogado iniciante ter sorte.
Pois bem, como sempre já me pronunciei, essas postagens servem apenas como norteador para o advogado iniciante, não pretendo ensinar a advogar, mesmo porque ainda aprendo todos os dias. Mas tão somente dividir as experiências próprias, de meus sócios e alguns outros colegas, para de uma forma simples e sem formalismo compartilhar as amarguras inerentes à profissão e torná-las doces escolhas que te direcionam ao sucesso.
O que achou? Este artigo foi interessante?
Estou pensando em escrever sobre a escolha da área de atuação e como preparar o currículo perfeito. O que você acha?
Deixe sua opinião ou mensagem, faça seu comentário e de dicas para futuras postagens.
Gostou! Compartilhe com seus colegas e faça seu cadastro em nossa página.
Bons negócios e suce$$o sempre.